segunda-feira, 26 de abril de 2010

Lucas e Samuel garantem vaga para o Mundial

Samuel Carvalho, campeão do Universitário Brasileiro 2010Mais dois ateltas do Distrito Federal garatiram vagas para o Mundial Universitário de Karate que acontecerá em Montenegro.

Lucas Damasceno (conhecido como Teves) e Samuael Carvalho, participaram do Brasileiro Universitário, Liga  de Lutas 2010 onde o karate com a presença de 80 atletas de 26 instituições de Ensino Superior representando onze estados, conquistaram os primeiros lugares das suas categorias.

Lucas Damasceno, medalha de Ouro da Liga de Lutas 2010
Lucas Damasceno, 2º Kyu e Acima - Até 60kg, representando a UCB e Samuel Carvalho, 2º Kyu e Acima - Até 67kg, pela UPIS-DF, voltam à Brasília com medalha de ouro da Competição.

Outros atletas da Federação Candanga de Karate do Distrito Federal, também subiram ao pódio representando suas universidasdes:

Medalha de Prata

Diogo Machado (Upis-DF) - 2º Kyu e Acima - Até 75kg;
Wellington Barbosa (UPIS-DF) -2º Kyu e Acima – Mais de 84kg.

Wellington, Samuel, Diogo (UPIS-DF)- Kumite por Equipe

Medalha de Bronze

Bruno Costa (UCB-DF) - 2º Kyu e Acima - Até 67kg;
Dekker Jordão (UnB-DF) - 2º Kyu e Acima - Até 84kg;
Lucas, Edmilson e Bruno (UCB-DF) - Kumite por Equipe

domingo, 25 de abril de 2010

Universitário Brasileiro - resultados femininos

Fernanda Juma, campeã da categoria Kumite, até 68kg,UPIS/DF
Karate feminino encerra na Liga de Lutas 2010.

A grande vencedora do Distrito Federal, representando UPIS, Fernanda Juma, da categoria kumite - 2º Kyu e Acima - Até 68kg,  recebeu a Medalha de Ouro da competição garantindo vaga para o Mundial em Montenegro.

Duas atletas ainda conquistaram o segundo lugar.

Na categoria, kumite - 2º Kyu e Acima - Até 50kg, a medalha de prata para Camila Corte - Unb;

Na categoria, kumite - 2º Kyu e Acima - Até 55kg, outra atleta do Distrito Federal subiu tambvém ao pódio para receber a medalha de prata Elaine Godoi, representando a UPIS.

Com medalha de Bronze, as atletas Rayane Ferreira, na categoria kumite - 2º Kyu e Acima - Até 55kg, e na categoria kata por equipe – 2º Kyu e Acima, as atletas Hitala, Camille Santos e novamente Rayane Ferreira, todas defendendo a UCB.

Na categoria kumite por equipe – 2º Kyu e Acima, Elaine Godoi e Fernanda Juma, conquistaram também medalha de bronze para a UPIS.

Universitário Brasileiro de Lutas 2010

Camila, alteta da UnBMais de 300 atletas, de 17 Estados, desembarcam em Curitiba (PR), nesta sexta (23/04), para as disputas da Liga do Desporto Universitário de Lutas 2010.

A Liga Universitária de Lutas é disputada em três modalidades – judô, karatê e taekwondo (naipes masculino e feminino) – e este ano vale como seletiva para os Mundiais Universitários de Taekwondo (na Espanha) e de Karatê (em Montenegro).

No karatê, a divisão dos competidores, nas disputas de kata e kumite, é por categoria: principal (para atletas acima de 2º Kyu) e de base (para atletas até 3º Kyu).


Rayane Ferreira, atleta da Universidade Católica de BrasiliaA Liga do Desporto Universitário de Lutas 2010 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com apoio da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU), Paraná Esporte e SANEPAR.

O Distrito Federal, será representado pelos estudantes da Unversidade Católica, UPIS e UnB que são atletas da Seleção de Brasília de Karate da Federação Cadanga de Karate - FCK, representante do karate oficial brasileiro.

Wellington Barbosa, atleta da UPISLiga do Desporto Universitário de Lutas 2010, acontecerá em Curitiba (PR) nos dias 24 e 25/04, a partir das 09h. 

Local de Competição: Ginásio Almir de Almeida Tarumã, localizado na avenda Victor Ferreira Amaral, n.1749, Tarumâ, Curitiba (PR)

Dia 25/04 (domingo), Ginásio do Tarumã

- 09h: Início das Competições de JUDÔ por Equipes

- 09h: Início das Competições de KARATÊ

Atletas das fotos: Na parte superior: Camila Corte; no centro: Rayane Ferreira e na parte inferior: Wellington Barbosa, os três são integrantes da Seleção Brasileira Permanente de Karate.

terça-feira, 20 de abril de 2010

11 Medalhas e 14 histórias de sucesso

De volta do primeiro campeonato brasileiro realizado no Ginásio do Sesi em Maceió (AL) no fim de semana (17 e 18/04) os karatecas das categorias Mirim, Infantil e Infanto-juvenil, do Distrito Federal trazem na bagagem 11 medalhas conquistadas e muitas histórias prá contar.

O site da Federação Candanga de Karate em manchete destaca as conquistas de seus karatecas no Campeonato Brasileiro Mirim, Infantil, Infanto-juvenil de Karate realizado em Maceió, Alagoas.

Veja as fotos do Campeonato - Crédito: Emerson Azevedo - clique.

domingo, 18 de abril de 2010

Campeonato Brasileiro Mirim, Infantil, Infanto-Juvenil de Karate (domingo)


O domingo finaliza em Maceió(AL) para o karate com o encerramento do Campeonato Brasileiro Mirim, Infantil, Infanto-juvenil de Karate no Ginásio do SESI.

A segunda etapa da competição destinado ao Kumite encerrou dentro da programação da Federação Alagoana de Karate.

O Distrito Federal marcou sua presença com mais um ouro com o atleta Alisson Sobrinho (foto - faixa azul).

Conquistaram ainda medalhas para Brasilia, duas medalhas de prata: Ana Paula e Pedro Diniz (novos); e três de bronze: Alberto Azevedo, Danilo Corte e Letícia Pereira.

A Federação Candanga de Karate contabiliza com o encerramento do campeonato:


Ouro Prata Bronze
4 3 4

Campeonato Brasileiro Mirim, Infantil, Infanto-Juvenil de Karate

Eráclio Lopes (DF), campeão brasileiro de kata 2010
Em Maceió (AL), transcorre de acordo com a programação o Campeonato Mirim, Infantil, Infanto-Juvenil de Karate , e as 18h 30min já havia encerrado todas as disputas do kata, finalizando a primeira etapa do dia.

O Distrito Federal, mostrou que está no caminho certo cuja evolução foi demonstrada em equipe.

Duas medalhas de ouro em equipe e uma no individual.

O Distrito Federal subiu ao pódio para receber por mérito a medalha, com Eráclio Lopes, Raphael Oliveira e Victor Santana no masculino, e Ana Paula, Amanda Martins e Brenda Mendes no feminino.

No individual, o jovem Eráclio Lopes (foto) subiu pela segunda vez para receber sua medalha de ouro. O brasiliense está sendo páreo duro nas competições.

O Distrito Federal ainda esteve no pódio com Giuliane Vieira, medalha de prata e Amanda Martins com o Bronze.

Segue hoje o Campeonato, agora com as disputas do Kumite.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

O DF é ouro nos jogos Sul-americanos

Wellington Barbosa e Luiz Carlos Jr., campeões Sul-americanos de Karate 2010
De perto, a emoção torna-se mais intensa. Presenciar é tornar viva a memória pelo momento que transita.
Três dias de pura emoção.
Rionegro, sub-sede dos Jogos acolheu nesses dias os karatecas sul-americanos para a competição de Medellín 2010.
O Brasil presente esteve abaixo de sua potencialidade, de suas características. Mesmo assim todos atletas subiram ao pódio e voltaram com medalhas.
No kata, duas disputas por ouro e um bronze iniciaram a campanha brasileira nos Jogos. Marcos Aurélio diante do venezuelano Antonio Diaz, deixou seu recado de uma atuação impecável, mas Diaz, mostrou porque é considerado um dos melhores do mundo no kata. Marcos Auréio conquistou a prata.
A equipe masculina também foi à disputa pelo ouro contra os peruanos, mas eles mostraram mais punjança convencendo a arbitragem, e o Brasil ficou com outra prata.
Ainda no kata, Patricia Chiron, não passou pela finalista Yohana Sanchez da Venezuela, trouxe a medalha de bronze.
No kumite, a luta, proporciona uma emoção especial. O atleta não depende apenas da sua capacidade física e técnica. Ele tem diante de si o adversário cujas as características mensuradas pelo peso e idade são as mesmas.No kumite o atleta tem que ter ousadia, astúcia, e coragem e se desejar vencer habilidade para trazer a alma para dentro do tatame é fundamental.

Nos Jogos o Brasil, cuja categoria é adulta, muitos juniores estiveram presentes compondo a seleção brasileira. Entre eles, dois atletas do Distrito Federal embarcam no mundo dos adultos, Luiz Carlos Jr. e Wellington Barbosa.

O Brasil não fez feio, mas a sua história contempla um histórico de sucesso cuja referência permite afirmar que com a geração atual poderia ter sido melhor.

De qualquer forma o Brasil conquistou mais medalhas:
  • quatro medalhas de Bronze com Willinas Quirino, Natalia Brozulatto, Jeanis Colzani e Caio Duprat no OPEN ;
  • duas medalhas de Prata, com Lucélia Ribeiro e a Equipe feminina de kumite.
Os atletas brasileiros conquistaram ainda duas medalhas de ouro, cujo mérito destacamos :


.Caio Duprat, brilhantemente, mostrou sua experiência diante dos adversários, soube levar a luta com categoria e sobrepôs todos os esforços subindo ao lugar mais alto do pódio para receber a sua medalha de ouro.


Seleção Brasileira de Karate campeã por Equipe.A outra medalha de ouro foi colocada pelos sete atletas da equipe masculina de kumite: Caio Duprat, Douglas Brose, Luiz Carlos Jr., Rafael Martins, Thiago Silva, Wellington Barbosa e Willians Quirino.

O Brasil enfrentou três países, Argentina, a poderosa Venezuela e a Colômbia. Vale ressaltar que a disputa pelo ouro com os donos da casa - a Colômbia, foi o máximo.
O Coliseo de Rionegro, com mais de 3 mil torcedores entusiasmados, das quatro finais, duas do Open, já haviam sido conquistadas, transbordavam de alegria e a voz da torcida tornava o ginásio um só grito - Colômbia.


Entrava naquele momento a Equipe masculina. A torcida não deixou por menos, fez do seu imponente, bonito, arejado ginásio, um arena particular cuja vibração era contagiante no tatame da disputa.


Mas o Brasil não se intimidou. O primeiro a lutar foi Luiz Carlos Jr., do Distrito Federal, trabalhou bem os primeiros sessenta segundos de luta segurando a pressão externa, até conseguir seu primeiro ponto. A partir dai administrou bem a luta e venceu com uma margem considerável de 7x1 calando toda arquibancada.


Para segunda luta foi convocado Caio Duprat. Também lutou com frieza não deixando o adversário retomar o ânimo, fechou a luta em 4x3.


Finalizando a competição do karate nos Jogos Sul-americanos Douglas Brose fez a torcida colombiana aplaudir quando encerrou a luta vencendo o seu adversário colombiano por 5x1.


Seus desacertos serão repensados, suas conquistas estão registradas na história do karate.


Esse foi o Brasil.